quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Hora de mostrar o trabalho - III Mostra de Estensão - 2011

            Já percorridos seis meses de trabalho ontem, dia 19 de outubro, apresentamos como está o andamento de nosso projeto na III Mostra de Extensão do IF-Fluminense.

Da esquerda pra direita, o coordenador da bolsa, Prof. Adriano Henriques Ferrarez e os bolsistas, Isaac Endras (B. Faperj), João Vitor e Antônio Paulo (B. Extensão).

            Abaixo um dos artigos científicos que apresentamos, em forma de banners, na mostra:

Blog do Clube CARONTE: Astronomia, Informação e Popularização da Ciência na Rede Mundial de Computadores
Antônio Paulo Pimentel da França1, Adriano Henrique Ferrarez2

1 - Estudante do Curso Técnico de Eletrotécnica, Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna.
2 - Professor do Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna; Mestre em Energia na Agricultura/UFV.
Endereço: BR-356 Km 03 Oeste S/N - Bairro Cidade Nova -  Itaperuna – Rio de Janeiro -  CEP: 28.300-000 – Brasil – Tel.: (22) 8826-0795 –

Resumo
A Astronomia é a porta de entrada para o mundo científico e o Clube Caronte de Astronomia do Noroeste Fluminense através de um blog quer trazer mais acesso a esta ciência que não é amplamente divulgada. Assim disponibilizamos em nosso blog diversas postagens, onde o tema central é Astronomia. Sistema Solar, últimas descobertas no campo e história da Astronomia estão disponíveis a quem acessa o blog, que se encontra no endereço da web: http://caronteiff.blogspot.com/. O blog tem uma média de 120 acessos por dia e já possui 11 seguidores, além de receber diversos comentários e sugestões dos usuários do blog. Já percorridos seis meses de trabalho nos encontramos no rumo certo, pois o Clube Caronte vem conseguindo cumprir o dever de divulgar a Astronomia, disponibilizando diversos dados relevantes do meio científico em questão.

Palavras-chave: Astronomia. Informação. Blog.


Introdução
A Astronomia foi uma das primeiras ciências desenvolvidas pelo homem. Foi a partir da Astronomia que vários campos da Física e da Matemática tiveram origem. A noção de tempo e espaço, as bases para o desenvolvimento da astronáutica, os conceitos e ferramentas para a espectroscopia da luz, da fusão nuclear, da física das partículas elementares são alguns exemplos das contribuições dadas pela Astronomia para o desenvolvimento da percepção do homem acerca do Universo.
A vida do homem é definida pelo dia e a noite, as horas, o calendário, é o Sol quem determina uma série de compromissos, tarefas ou atividades que fazemos. A Lua exerce influência nas plantações e animais quando reflete mais a luz solar na fase de lua cheia, determina as marés, inspira poetas e amantes. Os grandes deslocamentos, em terra ou mar, são determinados pelos movimentos do céu. As estações do ano, verão, inverno, primavera e outono que tanto afetam nossas vidas são determinados por eventos astronômicos.
Como podemos ver a Astronomia influencia diretamente em nossas vidas e também é por ela que se abrem as portas para as outras ciências.
Com o intuito de levar a Astronomia a todos os cantos de Itaperuna e região foi criado o Clube Caronte de Astronomia do Noroeste Fluminense, que levou esse nome devido ao barqueiro, que atravessa as almas para a luz do outro mundo, o que é também objetivo do clube, transportando à população a luz da ciência astronômica.
O clube está na ativa desde abril deste ano e já vem fazendo diversas atividades como, apresentações de seminários, exibições de documentários e observações públicas – recentemente começamos o projeto “Astronomia na Praça”, no qual levamos nosso telescópio junto à população com o objetivo de divulgar a astronomia e o clube na comunidade de Itaperuna e região, assim também como sua consolidação no cenário regional.
Para divulgação de eventos, informações científicas e curiosidades, o Clube Caronte possui um blog na rede mundial de computadores, com endereço: http://caronteiff.blogspot.com/.

1 Metodologia
O Clube Caronte criou um blog na rede mundial de computadores afim de por meio do mesmo levar informações, curiosidades e divulgar os eventos feitos pelo clube para a comunidade.
O Blog da equipe Caronte apresente diversos dados, publicados em postagens rotineiras, imagens e vídeos. Tudo isso organizado de forma dinâmica e de fácil acesso na página do blog.
Os visitantes podem deixar seus comentários sobre cada uma das postagens, além de haver um local unicamente destinado a críticas e sugestões na lista de páginas situada na parte superior do blog, com o título de “Seu espaço em nosso blog”.
As postagens do blog, quando não de referem a notícias e divulgação de eventos, estão vinculadas a séries de postagens, para melhor acessibilidade aos visitantes. Atualmente há uma série concluída, que trás todas as informações sobre nosso Sistema Solar, e estamos trabalhando em mais três séries que serão lançadas até o final do ano. O foco das séries é o armazenamento de dados para pesquisas escolares, voltadas para ciência astronômica nas escolas do país e do mundo.
Há também na página do blog diversas outras informações, como dados meteorológicos, a fase vigente da lua e uma gama de outros aplicativos que têm como função principal a facilidade de acesso e navegação ao visitante.
O blog tem sido divulgado em eventos no IFF, nas escolas onde o Clube Caronte realiza suas palestras e seminários, em nossas observações públicas e em outros sites na internet.

2 Resultados e discussão
Abaixo podemos ver, em imagens, como é formatada a interface do blog do Clube Caronte:

 Atualmente há uma série concluída, que trás todas as informações sobre nosso Sistema Solar.
 
O Blog da equipe Caronte apresente diversos dados, publicados em postagens rotineiras, imagens e vídeos.

 Há também na página do blog diversas outras informações, como dados meteorológicos, a fase vigente da lua e uma gama de outros aplicativos que têm como função principal a facilidade de acesso e navegação ao visitante.

 Atualmente o blog do Clube Caronte apresenta uma média de 120 visitas/dia e 11 seguidores, além de receber diversos comentários e sugestões dos usuários do blog.

O blog recebe visitas de diversos países, dos quais os cinco primeiros estão listados acima.

Considerações finais
Com o blog o Clube Caronte vem conseguindo cumprir o dever de divulgar a Astronomia, disponibilizando diversos dados relevantes do meio científico em questão. E esperamos que o blog futuramente se revele uma importante ferramenta de pesquisa na área.

Agradecimentos:
            O Clube Caronte de Astronomia só se tornou realidade graças ao MEC que viabilizou o telescópio para o IFF-Campus Itaperuna e a Pró-Reitoria de Extensão que por meio de edital fomentou as bolsas de extensão destinadas ao Clube.

Bibliografia consultada       
Modelo para elaboração e formatação de artigos científicos. Disponível em:                www.ienh.com.br/download/cep/Modelo_Mod_3_4.doc. Acesso em: 02 out. 2011.
Plano de uso do telescópio. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Itaperuna. Autores: Professores Adriano Ferrarez e Fábio Leal.
Imagens do Blog Caronte. Disponíveis em: http://caronteiff.blogspot.com/. Retiradas em: 28 set. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

10 anos 10th IMAA ABC da Astronomia Adonai Lopes Água Alinhamento anã fria andrômeda Antimatéria Asteroid day Asteroides Astrobiologia Astrofísica Astronauta Astronáutica Astronomia Astronomia na Praça Atmosfera Bibliografias Big Bang bolha Brasil Buraco Negro C.E.C Calendários calourada Caravana da Ciência e Cidadania Carl Sagan Caronte CARONTE 2016 Caronte no 10th IMAA Cassini Cataclismos Centro Educacional Caminhar CERN céu cfc China chuva Ciência Cinturão de Kuiper Clube Caronte Cometa Cometas competição Constelações Corpos Extrasolares Cosmologia Curiosidades Curiosity descoberta Divulgação Eclipse Eclipse Lunar efeitos Efeméredes Einstein Elias Cloy Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica Eratóstenes ESA ESO espaço estrela Estrelas Eventos Exoplanetas Exploração Espacial Extensão Fenômenos Naturais Fim do Universo Física Moderna Foguete Foguetes foto Fundação São José Gagarin Gagarin O Primeiro no Espaço | Filme Completo galaxia Galáxias garrafa pet Gigantes Vermelhas Grandes astrônomos Gravidade Grécia Greenglow História Astronômica https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/itaperuna/noticias/alunos-do-iff-itaperuna-podem-se-inscrever-na-olimpiada-de-astronomia-e-mostra-de-foguetes-ate-29-04 IAU IFF IFFluminense Campus Itaperuna IMAA Imagens da Semana Índia Início dos trabalhos ISS Itaperuna IV Semana da Fundação Júpiter Kepler laranjada Lixo Espacial Louis Cruls Lua Maikon Vieira Mark Zuckerberg Marte Matéria e Energia Escura Matheus Vieira membros do clube Mercúrio Meteorologia Meteoros Missão Marte mistériio Mitologia Mitologia Indígena MOBFOG MOFOG mundo Nasa NASA publica a maior foto mundo!! Nely Bastos Nicolau Copérnico Nobel Notícias Notícias de Astronomia O projeto misterioso OBA objerto Observação celeste oficina Ondas Gravitacionais ONU Origem da Vida Pesquisas Públicas Planeta anão Planetas planetas habitáveis Plutão Poluição Luminosa Popularização da Ciência Premiação I Competição de Foguetes Caronte Premiação OBA 2016 Prof. Adriano Ferrarez Pulsar Quasar Radiotelescópios Relatividade robô Rodrigo de O. França Ron Evans Rússia Salvar a Humanidade Samanta Meireles Satélites Satélites Artificiais Saturno Sávio Andrade SERÁ QUE O SER HUMANO PODERÁ MESMO VIVER NO ESPAÇO? Sistema Solar Sol Sonda Sondas SpaceX Stephen Hawking superlua Telescópio Hubble Telescópios Tempestade Solar Terça dia 22/03/2016 Terra Universo Vênus Very Large Telescope (VLT) Via Láctea Viagem Interestelar Vida Extraterrestre Vídeos