quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Hora de mostrar o trabalho - III Mostra de Estensão - 2011

2º Artigo:

Bolsistas, Isaac Esdras (B. Faperj), João Vitor e Antônio Paulo (B. Extensão) e, a direita, o coordenador da bolsa, Prof. Adriano Henriques Ferrarez.
Astronomia e Popularização da Ciência: Projeto Astronomia na Praça do IF-Fluminense Campus Itaperuna

João Vítor de Souza Boechat1, Adriano Henrique Ferrarez2

1 - Estudante do Curso Técnico de Eletrotécnica, Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna.
2 - Professor do Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna; Mestre em Energia na Agricultura/UFV.
Endereço: BR-356 Km 03 Oeste S/N - Bairro Cidade Nova -  Itaperuna – Rio de Janeiro -  CEP: 28.300-000 – Brasil – Tel.: (22) 8826-0795 –

INTRODUÇÃO

A Astronomia foi uma das primeiras ciências desenvolvidas pelo homem. Foi a partir da Astronomia que vários campos da Física e da Matemática tiveram origem. A noção de tempo e espaço, as bases para o desenvolvimento da astronáutica, os conceitos e ferramentas para a espectroscopia da luz, da fusão nuclear, da física das partículas elementares são alguns exemplos das contribuições dadas pela Astronomia para o desenvolvimento da percepção do homem acerca do Universo.
         No ano de 2009 comemorou-se os 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu realizadas por Galileu Galilei. Dada a importância dada esse ano foi eleito o Ano Internacional da Astronomia.
         Educar cientificamente é uma tarefa fundamental para elevação da percepção e
compreensão do homem de sua realidade. Nossas vidas se baseia em princípios tecnocientíficos, mas nossa formação nesses princípios é muito deficiente o que compromete o exercício de nossa cidadania. Como instituição educadora, O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense tem a função de contribuir no sentido de ofertar oportunidades para melhoria da educação científica e tecnológica. E o ensino de Astronomia dado o grande espectro de influência dessa ciência pode desempenhar um papel importante.
        Como podemos ver a Astronomia influencia diretamente em nossas vidas e também é por ela que se abrem as portas para as outras ciências. 
        Com o intuito de levar a Astronomia a todos os cantos de Itaperuna e região foi criado o Clube Caronte de Astronomia do Noroeste Fluminense, que levou esse nome devido ao barqueiro, que atravessa as almas para a luz do outro mundo, o que é também objetivo do clube, transportando à população a luz da ciência astronômica.
O clube está na ativa desde abril deste ano e já vem fazendo diversas atividades como, apresentações de seminários, exibições de documentários e observações públicas – recentemente começamos o projeto “Astronomia na Praça”, no qual levamos nosso telescópio junto à população com o objetivo de divulgar a astronomia e o clube na comunidade de Itaperuna e região, assim também como sua consolidação no cenário regional.
Para divulgação de eventos, informações científicas e curiosidades, o Clube Caronte possui um blog na rede mundial de computadores, com endereço: http://caronteiff.blogspot.com/.

METODOLOGIA

No dia 06 de Setembro de 2011, o Projeto de Extensão No Céu com Diamantes – CARONTE esteve na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade da Vinhosa, no bairro Vinhosa, para a primeira edição do “Astronomia na Praça”.
Esse projeto tem por objetivo divulgar e popularizar a astronomia e as ciências do espaço e nesta ocasião o telescópio do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna, conseguido junto ao MEC por meio de edital, foi montado para observação pública.
Os bolsistas do projeto Antônio Paulo, Isaack Esdras e João Victor todos alunos do IFF Campus Itaperuna, mostraram por meio do telescópio as crateras da Lua e se empenharam em explicar as constelações visíveis no céu durante a observação. “Foi gratificante ver o sorriso no rosto da criançada e poder dar informações aos que já são de mais idade”, disse o bolsista Antônio Paulo da França.
O Brasil possui um grande déficit científico. Divulgar e popularizar as ciências é fundamental para que o nosso país continue se desenvolvendo e avance mais nas políticas de inclusão social através da educação. A astronomia é sem dúvida a ciência que mais contribui para despertar nas crianças e nos jovens a curiosidade e a vontade de aprender e de conhecer mais. Gostaria de agradecer o apoio do Presidente da Mocidade da Vinhosa, Neyvaldo Rodriguez e do Diretor Geral do campus Itaperuna Prof. Evanildo Leite”.
Ao todo 40 pessoas participaram do evento no Bairro Vinhosa. No início de outubro o Projeto “Astronomia na Praça” estará em outras comunidades da cidade de Itaperuna e municípios do Noroeste Fluminense.


RESULTADOS E DISCUSSÃO

                  Com os resultados apresentados, vemos um grande entusiasmo que a população apresenta quando o assunto é a Astronomia, aliás, umas das principais ciências responsáveis pelo despertar nas crianças e nos jovens a curiosidade e a vontade de aprender e de conhecer mais.
        Nós do Clube Caronte estamos empenhados em levar nosso telescópio, e com ele muitas informações sobre o que há sobre nossas cabeças à população.

CONCLUSÃO

A presença e participação efetiva de um clube de astronomia Caronte na região Noroeste Fluminense é de grande importância pois além dos trabalhos realizados em nosso campus contamos também com trabalhos realizados junto a comunidade onde por meio da pesquisa realizada em bairros de nosso município  podemos perceber um grande interesse das pessoas em estar aprendendo um pouco mais sobre a astronomia e também o interesse dessas mesmas pessoas em estar participando do Clube de Astronomia Caronte.
Temos como objetivo levar um pouco de conhecimento e entretenimento à pessoas que estejam dispostas a aprender mais sobre o universo em que vivemos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://caronteiff.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

10 anos 10th IMAA ABC da Astronomia Adonai Lopes Água Alinhamento anã fria andrômeda Antimatéria Asteroid day Asteroides Astrobiologia Astrofísica Astronauta Astronáutica Astronomia Astronomia na Praça Atmosfera Bibliografias Big Bang bolha Brasil Buraco Negro C.E.C Calendários calourada Caravana da Ciência e Cidadania Carl Sagan Caronte CARONTE 2016 Caronte no 10th IMAA Cassini Cataclismos Centro Educacional Caminhar CERN céu cfc China chuva Ciência Cinturão de Kuiper Clube Caronte Cometa Cometas competição Constelações Corpos Extrasolares Cosmologia Curiosidades Curiosity descoberta Divulgação Eclipse Eclipse Lunar efeitos Efeméredes Einstein Elias Cloy Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica Eratóstenes ESA ESO espaço estrela Estrelas Eventos Exoplanetas Exploração Espacial Extensão Fenômenos Naturais Fim do Universo Física Moderna Foguete Foguetes foto Fundação São José Gagarin Gagarin O Primeiro no Espaço | Filme Completo galaxia Galáxias garrafa pet Gigantes Vermelhas Grandes astrônomos Gravidade Grécia Greenglow História Astronômica https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/itaperuna/noticias/alunos-do-iff-itaperuna-podem-se-inscrever-na-olimpiada-de-astronomia-e-mostra-de-foguetes-ate-29-04 IAU IFF IFFluminense Campus Itaperuna IMAA Imagens da Semana Índia Início dos trabalhos ISS Itaperuna IV Semana da Fundação Júpiter Kepler laranjada Lixo Espacial Louis Cruls Lua Maikon Vieira Mark Zuckerberg Marte Matéria e Energia Escura Matheus Vieira membros do clube Mercúrio Meteorologia Meteoros Missão Marte mistériio Mitologia Mitologia Indígena MOBFOG MOFOG mundo Nasa NASA publica a maior foto mundo!! Nely Bastos Nicolau Copérnico Nobel Notícias Notícias de Astronomia O projeto misterioso OBA objerto Observação celeste oficina Ondas Gravitacionais ONU Origem da Vida Pesquisas Públicas Planeta anão Planetas planetas habitáveis Plutão Poluição Luminosa Popularização da Ciência Premiação I Competição de Foguetes Caronte Premiação OBA 2016 Prof. Adriano Ferrarez Pulsar Quasar Radiotelescópios Relatividade robô Rodrigo de O. França Ron Evans Rússia Salvar a Humanidade Samanta Meireles Satélites Satélites Artificiais Saturno Sávio Andrade SERÁ QUE O SER HUMANO PODERÁ MESMO VIVER NO ESPAÇO? Sistema Solar Sol Sonda Sondas SpaceX Stephen Hawking superlua Telescópio Hubble Telescópios Tempestade Solar Terça dia 22/03/2016 Terra Universo Vênus Very Large Telescope (VLT) Via Láctea Viagem Interestelar Vida Extraterrestre Vídeos