Bom, como post inaugural trazemos a você o “porque” de nosso grupo de astronomia ser batizado de Caronte... Boa leitura!
Mitologia: os gregos e romanos da antiguidade acreditavam que havia uma barca pequena na qual as almas faziam a travessia do Aqueronte, um rio de águas turbulentas que delimitava a região do submundo, governada por Hades (ou Plutão na mitologia romana). Caronte era um barqueiro velho e esquálido, mas forte e vigoroso, que tinha como função atravessar as almas dos mortos para o outro lado do rio.
Astronomia: Caronte é a maior lua de Plutão, sendo descoberto em 1978, possui 1.172 km de diâmetro e caracteriza-se por ser a maior lua ao tamanho do planeta. Supõe-se que a composição de Caronte seja a mesma de Plutão. Os dois possuem massas tão semelhantes que não há uma dominância gravitacional de Plutão sobre Caronte. Caronte puxa Plutão com tal força que o eixo de rotação se encontra fora da superfície de Plutão, é como se ambos fossem satélites naturais de um "vazio", caso único no sistema solar. Outra curiosidade a respeito do satélite é que o período de sua órbita em torno do planeta-anão é exatamente o mesmo que o de rotação. Assim Caronte tem sempre a mesma face virada para Plutão.
Curiosidade: quando descoberto a lua de Plutão foi batizada de Caronte devido à relação que a entidade mitológica apresenta com Plutão ou Hades (deus do submundo na mitologia greco-romana).
Caronte é um timoneiro, assim também este clube pretende o ser, transportando a comunidade para a margem do rio onde se encontra a luz do conhecimento astronômico.
Este blog tem a função de trazer informação, entretenimento e divulgar as atividades e eventos promovidos pelo Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense (CARONTE).Caronte - figura mitológica |
Nenhum comentário:
Postar um comentário