Há 50 anos olhos humanos pela primeira vez tinham, do cosmos, a visão de nosso lar.
Foi um feito histórico que durou 108 minutos, sendo 89 deles efetivamente no espaço. Viajando a cerca de 27.400 km/h, o sorridente cosmonauta russo Yuri Gagarin deu a volta completa à Terra. Ele atingiu 327 km acima do nível do mar a bordo da nave Vostok-1.
Gagarin foi o primeiro homem a ver a Terra do espaço, e sua celebre frase ficou gravada na história humana: "Eu estou vendo a Terra e ela é azul!", disse, durante seu voo.
Gagarin foi o primeiro homem a ver a Terra do espaço, e sua celebre frase ficou gravada na história humana: "Eu estou vendo a Terra e ela é azul!", disse, durante seu voo.
Desde a missão espacial de 1961, outros 500 homens e mulheres, de mais de 30 países, seguiram seus passos. Mas a primazia coube a um piloto, Gagarin, que – após intensos testes de resistência física e psicológica – foi o escolhido entre mais de 3.500 aspirantes à missão.
Após retornar ao planeta que ele reconheceu como “azul”, o outrora desconhecido piloto foi transformado em herói soviético e celebridade mundial. Monumentos foram erguidos em sua homenagem, e ruas foram batizadas com o seu nome em diversas cidades soviéticas.
Ontem, para marcar a data da primeira órbita completa em torno da Terra, foram realizadas diversas cerimônias em toda a Rússia. Além de diversas homenagens à Gagarin ao redor do mundo.
Um evento que entrou para história... |
A Espaçonave:
A nave Vostok tinha um comprimento total de 4,4 m e diâmetro máximo de 2,4 m , com um peso total de 4730 kg . Era formada por dois módulos: a cápsula de reentrada (onde ficava o cosmonauta) e o módulo de equipamentos que continha os instrumentos, antenas, propelente, e outros equipamentos. Os motores de retrofoguetes da Vostok possuiam um empuxo de 15,83 kN e usavam como propelente o óxido nitroso.
O Piloto:
O astronauta era piloto militar graduado pela escola de Saratov em 1955 e pela unidade de treinamento de pilotos de caça Voroshilov Chkalovsk, em 1957. Serviu na frota de porta-aviões soviéticos, até ser selecionado como cosmonauta em 1960.
Gagarin foi poupado de outras missões pelo medo de um acidente encerrar a vida de um dos principais ícones soviéticos durante a Guerra Fria. Ironicamente, o temor se justificou em 28 de maio de 1968, quando, num acidente durante testes em um avião MiG, Gagarin morreu aos 34 anos.
Yuri Gagarin
Nenhum comentário:
Postar um comentário