A Nebulosa da Cabeça do Golfinho: uma bolha cósmica impressionante
Você já imaginou uma bolha colossal flutuando no espaço, com um diâmetro cerca de 20 vezes maior que o do nosso Sistema Solar? É isso que representa a impressionante Nebulosa da Cabeça do Golfinho, localizada na constelação do Cão Maior, nas proximidades da estrela Sirius.
Essa estrutura tênue e elegante é o resultado da ejeção de camadas gasosas por uma estrela moribunda, cuja luz azulada ainda pode ser vista próxima ao centro da nebulosa. O nome curioso vem do formato que lembra a cabeça de um golfinho.
A imagem maravilhosa que você vê aqui foi capturada pelo Professor Doutor Marcelo Adorna, paleontólogo da Universidade Federal de São Carlos, no interior de São Paulo. A astrofotografia foi realizada com muito cuidado, utilizando filtros específicos, uma câmera especial e um telescópio de 10 polegadas.
Agradecemos imensamente ao Professor Marcelo Adorna por compartilhar conosco essas imagens tão incríveis do universo. São registros como esse que nos fazem lembrar da beleza e da vastidão do cosmos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário