Astrônomos criam hipóteses sobre a presença de cavernas na Lua há pelo menos 50 anos. Mas, até agora, ainda não existiam provas o bastante para confirmar que de fato existe esse tipo de formação rochosa por lá. Agora, um novo estudo descobriu a localização de uma caverna lunar -- o argumenta que, com sorte, ela pode virar uma base espacial perfeita para explorações humanas no futuro.
Quem assina a descoberta é a dupla de pesquisadores Lorenzo Bruzzone e Leonardo Carrer, da Universidade de Trento, na Itália. Eles encontraram o local após análise dos dados coletados pela missão Lunar Reconnaissance Orbiter, da Nasa. Um artigo que descreve a descoberta foi publicado nesta segunda-feira (15) na revista Nature Astronomy.
Em 2010, a Nasa utilizou o instrumento Miniature Radio-Frequency (Mini-RF) de uma nave na órbita da Lua para tirar fotos de poços que poderiam ser entradas de cavernas. Embora, à época, as imagens não tenham sido suficientes para comprovar a existência das cavernas, a tecnologia atual trouxe novos insights aos pesquisadores.
O novo artigo se dedica especificamente a comentar uma abertura de poço na planície rochosa Mare Tranquillitatis, onde a missão Apollo 11 pousou em 1969. Ela foi fotografada com detalhes em 2022 pelo equipamento LROC (Câmera de Reconhecimento do Orbitador Lunar), da Nasa (como você vê abaixo). Mas, agora, novos dados confirmaram que o que as imagens mostram é mesmo uma caverna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário