Após mais de um ano – 378 dias, para ser mais preciso –, uma equipe de quatro voluntários da Nasa finalmente saiu da simulação de um posto avançado em Marte. O experimento, feito no Centro Espacial Johnson, em Houston, foi a primeira de três missões do projeto Crew Health and Performance Exploration Analog (CHAPEA), que visa preparar a agência para as futuras explorações no planeta vermelho.
A saída dos voluntários aconteceu no último sábado (6). No evento, os tripulantes falaram brevemente sobre a experiência e responderam perguntas da imprensa.
Desde 25 de junho de 2023, os voluntários Kelly Haston, Anca Selariu, Ross Brockwell e Nathan Jones permaneceram no habitat de 158 m², totalmente impresso em 3D. Durante este período, a tripulação simulou as operações de uma missão a Marte, incluindo caminhadas na superfície do planeta, cultivo e colheita de vegetais para fazer um estoque de comida na nave e a manutenção de equipamentos.
Para tornar a simulação ainda mais real, a equipe foi submetida a estressores adicionais que uma tripulação de Marte possivelmente vai enfrentar. Esses fatores incluem atrasos na comunicação com a Terra, limitações de recursos e, principalmente, isolamento social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário