Usando dados do Telescópio Espacial James Webb, da Nasa, um grupo de astrônomos de diferentes países conseguiu capturar, pela primeira vez, imagens diretas do planeta Epsilon Indi Ab – um dos mais frios já identificados fora do Sistema Solar. A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira (24) na revista Nature.
Segundo os especialistas, o exoplaneta está localizado a uma distância de 12 anos-luz da Terra e lembra Júpiter, apesar de ter uma massa seis vezes maior. Ele orbita uma estrela-mãe anã vermelha que tem aproximadamente a mesma idade do Sol, mas é um pouco mais fria. Estima-se que o seu período de translação (tempo para dar volta ao redor de sua estrela mãe, ou a duração de 1 ano) dura cerca de 200 anos terrestres.
“Nossas observações anteriores deste sistema envolveram medições indiretas da estrela. Isso quer dizer que, na verdade, trabalhávamos apenas com a hipótese de que provavelmente havia um planeta na região”, relata Caroline Morley, uma das pesquisadoras envolvidas no projeto, em comunicado.
Foi apenas com o uso da câmera e do espectrógrafo Mid-Infrared Instrument (MIRI) do Telescópio Webb que a presença do gigante gasoso foi confirmada. A dificuldade da missão estava também na temperatura do exoplaneta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário