O primeiro voo de teste tripulado da cápsula espacial comercial da Boeing, a CST-100 Starliner, foi adiado novamente. Desta vez, um aborto automático aconteceu poucos minutos antes da decolagem programada para o início da tarde deste sábado, 1º de junho.
Por que o lançamento da Starliner foi cancelado?
A espaçonave Boeing Starliner e o foguete Atlas V estavam a menos de 4 minutos do lançamento.
A missão tripulada para a Estação Espacial Internacional estava programada para às 13h25 (horário de Brasília), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, quando ocorreu o aborto.
Um sequenciador de lançamento no solo acionou o aborto automático 3 minutos e 50 segundos antes da decolagem.
A causa exata ainda não é clara. Os engenheiros ainda vão investigar para entender o que houve.
“A razão para essa suspensão não é conhecida neste momento”, disse o porta-voz da NASA, Derrol Nail, nos comentários do lançamento.
As informações são do Space.
Starliner e os atrasos
O Starliner tem sido afetado por atrasos e saiu do chão apenas duas vezes. Uma tentativa em 6 de maio foi cancelada devido a um problema com as válvulas no estágio superior do veículo lançador Atlas.
A tentativa de hoje também enfrentou outros contratempos.
A comunicação da válvula com os sistemas terrestres do Atlas V foram temporariamente perdidas cerca de duas horas antes da decolagem.
Conforme a contagem regressiva avançava, o astronauta Butch Wilmore relatou uma luz de alerta em seu traje espacial faltando menos de 11 minutos para o lançamento. Ambas as falhas foram resolvidas.
Os tripulantes da Starliner
O piloto da Starliner é Barry “Butch” Wilmore, ex-piloto do programa de ônibus espacial da NASA e visitante da ISS por duas vezes. Ao lado dele estão Suni Williams, que conta com duas missões espaciais no currículo. Em 2007, ela se tornou a primeira pessoa a “correr uma maratona” no espaço, quando correu na esteira da estação por mais de quatro horas.
Além da dupla, o astronauta da NASA e três vezes residente da estação espacial Mike Fincke foi escalado como piloto reserva da missão.
Esta seria a terceira decolagem da Starliner. A cápsula foi lançada pela primeira vez em dezembro de 2019, em uma missão de teste não tripulada até a ISS que não chegou ao seu destino. A espaçonave teve sucesso em sua segunda tentativa, um voo não tripulado para o laboratório orbital em maio de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário