A Astronomia é uma das áreas de conhecimento mais antigas da humanidade, sendo considerada uma ciência natural que tem como objeto de estudo os corpos celestes, fazendo uso de teorias que buscam uma melhor compreensão do universo e de sua formação. Desde os tempos mais remotos, o ser humano olha para o céu, se deslumbra e aprende com ele. A Astronomia foi e continuará sendo fundamental para o desenvolvimento da sociedade moderna, pois é através dos movimentos (ou ciclos) celestes que nos orientamos através dos tempos, plantamos, colhemos e planejamos nossas atividades sociais, econômicas e culturais pela Terra.
Mas, de forma mais prática, como a Astronomia está presente em nossa sociedade? Bom, para responder a essa pergunta, podemos considerar a trajetória do Sol no céu durante o ano, para exemplificar. Os arquitetos, em seus vários projetos, pensam em aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, e para isso se valem de teorias, fatos e informações sobre a trajetória que o Sol faz durante todo o ano no céu. Eles partem do entendimento de que neste período, nossa estrela nasce e se põe em horários e posições diferentes. Mas, como eles sabem disso?
A partir dos estudos sobre a orientação e o movimento da Terra em torno do Sol, feitos pelos astrônomos. Eles comprovaram que o eixo de rotação da Terra é inclinado em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, causando as estações do ano e as diferentes trajetórias da nossa estrela no céu. E esse avanço tem uma aplicação prática nas construções realizadas pelo globo, e em inúmeras outras áreas, todos os dias, de uma forma já naturalizada.
Postagem: Bolsista Pilar Hygino
Nenhum comentário:
Postar um comentário