Um grupo de pesquisadores utilizando o telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA encontrou um exoplaneta de tamanho semelhante ao da Terra que pode ser um ótimo lugar para buscar vida extraterrestre. Mas o que esse planta pode dizer sobre o nosso?
O exoplaneta chamado Gliese 12b está orbitando uma anã vermelha, a Gliese 12;
Ele está localizado a cerca de 40 anos-luz da Terra na constelação de Peixes;
As estimativas são de que seu tamanho seja de cerca de 1,1 vezes o da Terra.
A órbita do planeta dura apenas 12,8 dias terrestres, o que significa que ele está muito próximo da sua estrela. Se isso fosse no Sistema Solar, esse mundo seria extremamente quente, mas a Gliese 12 possui apenas um quarto do tamanho do Sol, sendo muito mais fria. Assim, a distância em que se encontra da anã vermelha, o Gliese 12b possui a temperatura ideal para existência de água líquida, fazendo dele potencialmente habitável.
Estima-se que a temperatura média do exoplaneta seja de cerca de 42 graus Celsius e agora os pesquisadores querem saber se o Gliese 12b possui uma atmosfera, e se ela existe, como ela é. Até então, os indícios são de que sua atmosfera seja relativamente fina, como a da Terra, o que seria ótimo para sua habitabilidade.
No entanto, mesmo que o exoplaneta recém descoberto não tenha uma atmosfera, seu estudo ainda poderá ser importante. Isso porque, anãs vermelhas como a Gliese 12 são as mais comuns da Via Láctea, mas ainda sabemos muito pouco sobre seus sistemas planetários.
Fonte: Olhar Digital/ NASA - National Aeronautics and Space Administration
Postagem: Bolsista Pilar Hygino
Nenhum comentário:
Postar um comentário