Pela primeira vez, os astrônomos da Agência Espacial Europeia detectaram um fenômeno semelhante a um arco-íris fora do nosso Sistema Solar, conhecido como "Efeito Glória". Esse fenômeno ocorre quando a luz é refletida por nuvens feitas de uma substância uniforme e desconhecida. O estudo sobre essa descoberta foi publicado online em 5 de abril na revista Astronomy & Astrophysics.
A descoberta foi feita no exoplaneta gasoso e ultra quente WASP-76b, localizado a 637 anos-luz de distância, utilizando dados da missão Cheops (Characterizing ExOplanet Satellite, ou Satélite para Caracterização de Exoplanetas, em tradução) pertencente agência europeia. Os dados foram recolhidos em missões desta unidade de pesquisa espacial e da Nasa.
Os pesquisadores acreditar ser o primeiro “Glória” extrasolar. Esse fenômeno ocorre com frequência na Terra e detectada em Vênus, em 2014. "Ela requer condições muito peculiares", explica Olivier Demangeon, astrônomo do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço em Portugal e autor principal do estudo, em comunicado.
Para a equipe, a detecção do efeito de glória em WASP-76b oferece uma nova maneira de entender esses mundos distantes e estranhos. No entanto, eles destacam que são necessárias mais evidências para confirmar completamente essa descoberta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário