Um dia a mais a cada quatro anos pode parecer apenas um tempinho extra para passarmos ao lado de quem gostamos, ou um dia a mais de trabalho, mas ele existe por um motivo importante
De quatro em quatro anos, acrescentamos um dia a mais no mês de fevereiro; por que existem os anos bissextos?
Por que existem anos bissextos?
O ano bissexto ocorre periodicamente de maneira a ajustar a duração do ano solar, que correspondente ao tempo que a Terra leva para dar uma volta ao Sol, ao ano civil, aquele que marcamos no calendário.
O tempo que nosso planeta demora para completar uma volta ao Sol é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, aproximadamente. Ou seja, é algumas horas mais longo que o ano civil.
Na maioria dos anos, arredondamos o calendário para 365 dias, mas estas horas extras que a Terra demora para completar a translação não desaparecem. A cada ano, deixamos de contabilizar cerca de 6 horas, aproximadamente um quarto de dia.
Por isso, acrescentamos um dia inteiro (24 horas) em nosso calendário a cada quatro anos, como forma de compensar as horas que não foram contabilizadas nos anos anteriores.
Como saber se um ano é bissexto?
Para a escolha dos anos bissextos, a convenção escolhida é de que o dia extra seja adicionado em anos divisíveis por quatro — 2024, por exemplo, é um ano bissexto.
Já para os anos centenários (como 1900, por exemplo), basta saber se é divisível por 400.
Nenhum comentário:
Postar um comentário