Grupo de universitários criou um site imersivo sobre os oceanos para educar possíveis vidas fora da Terra
Imagina viver em um planeta sem litoral e onde nenhum dos habitantes saiba, sequer, o que são oceanos. Essa foi a premissa para a criação de um projeto vencedor do Space App Challenge, desafio mundial da Nasa que promove a busca de soluções para melhorar a vida na Terra e no Espaço.
Embora não exista, até o momento, nenhuma comprovação de que há vida em outros planetas, a equipe de alunos da Unicamp desenvolveu uma plataforma que explica para possíveis extraterrestres de forma interativa como os oceanos são importantes e responsáveis por diversas formas de vida – a nossa, inclusive.
Entre 58 mil inscritos de 152 países, dez projetos foram vencedores em diferentes categorias. O “Jardins Oceânicos” ganhou na categoria Impacto Galáctico: o “Projeto com o Maior Potencial para Melhorar a Vida no Planeta Terra ou no Universo”.
Os alunos Andreas Cisi Ramos, Bruno Amaral Teixeira de Freitas, Bernardo Panka Archegas, Naim Shaikhzadeh Santos e Felipe Gabriel Brabes da Silva, todos do curso de Engenharia da Computação, e Daniel Yuji Hosomi, da Ciência da Computação, utilizaram dados disponibilizados pela própria agência espacial para a criação de gráficos, modelos 3D e imagens de satélite que resultaram no site acessível educativo de forma visual, sonora e interativa.
“Sabíamos que o projeto tinha potencial, porém não imaginávamos que seríamos campeões”, disse Freitas à Unicamp. “A sensação de ter vencido se traduziu em uma felicidade extrema, especialmente por nosso trabalho ter vencido em uma categoria que destaca o projeto de maior potencial para melhorar a vida na Terra”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário