A Nasa, divulgou novas imagens registradas pelo Telescópio Espacial Spitzer. Entre as imagens captadas estão a de uma nebulosa 'anel esmeralda' e um berçário de estrelas.
O telescópio de US$ 800 milhões é capaz de captar imagens que não são vistas a olho nu.O telescópio lançado em 2003 foi inicialmente denominado de SIRTF, que significa Space Infrared Telescope Facility. Desde então, tem captado imagens surpreendentes, como o 'anel esmeralda', que propaga um brilho verde.
A estrela chamada de 'RCW 120' faz parte da constelação de Escorpião, composta de gás quente e uma poeira brilhante esverdeada. Esse brilho, impossível de ser visto pelo olho humano, foi registrado em cores infravermelhas. Em outra imagem feita pelo Spitzer, pode se ver um berçário de estrelas da constelação Órion.
Inicialmente, os cientistas acreditavam que o telescópio iria operar apenas por 30 meses, já que é necessário hélio líquido para resfriar instrumentos internos. No entanto, o hélio durou três anos a mais do que o esperado, quando finalmente o Spitzer foi desligado. A maioria dos seus instrumentos parou de operar, exceto a câmera que continua captando imagens do universo em cores que não podemos ver.
Para ver mais imagens obtidas com o Telescópio Spitzer, clik aqui.
Para ver outras fotos, clik aqui.
Para ver mais imagens obtidas com o Telescópio Spitzer, clik aqui.
Para ver outras fotos, clik aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário