Uma estação submersa de Houston, no Texas, está sendo transformada para treinos da NASA, funcionando como uma piscina gigante onde os tripulantes da Artemis 3 poderão praticar a movimentação em baixa gravidade e estudar possíveis dificuldades em sua viagem à Lua. O local foi selecionado por ter 12 metros de profundidade, possibilitando que recriassem o ambiente lunar de forma mais próxima ao que vão encarar durante a missão.
Até o momento os astronautas eram treinados no Neutral Buoyancy Laboratory (NBL) na estação de treinamento Sonny Carter. O local foi utilizado por 30 anos, com a flutuabilidade de 6,2 milhões de galões da água que simulavam a gravidade zero.
Ao site Gizmodo, o gerente de programa V2X, Clay Tomlinson, afirma que este será o mais próximo que estarão da vivência no nosso satélite natural. "Estamos no meio da instalação da areia que copiará os regolitos lunares. Isso permitirá que os astronautas atravessem pelo ambiente e tenham uma melhor compreensão de como se sentirão quando estiverem lá".
Além de areia, a empresa V2X também está incluindo rochas e pedregulhos (tanto originais quanto fabricados) para compor o cenário de forma precisa e garantir um treino que mais se aproxime da superfície da Lua. Além disso, eles também são os responsáveis pela iluminação, que será importante durante a exploração do polo sul do astro.
Apesar de revelar as principais informações sobre a tripulação que fará a visita na Lua durante a missão Artemis 2, é apenas na terceira que eles poderão sair de suas naves espaciais para explorar devidamente o local. A viagem está agendada para ocorrer no fim desta década, enquanto o grupo da A2 seguirá sua missão de reconhecimento ainda em 2024.
Vale notar que esta será a primeira vez que a humanidade voltará a pisar na Lua desde a missão de 1972 e após mais de uma década de exploração pelos rovers que a NASA utiliza em sua superfície. Após diversas descobertas, será uma exploração mais detalhada e permitirá que vejam áreas de interesse de forma próxima - coletando materiais para estudo também.
Fonte: Site Mundo Conectado
Nenhum comentário:
Postar um comentário