sábado, 11 de junho de 2022

 

7 museus com mostras virtuais gratuitas para quem ama astronomia

Olá, leitor(a)!

O espaço sideral é um lugar pouco explorado pelos seres humanos devido a sua imensidão e dificuldade de acesso. Apesar disso, as tecnologias que foram construídas e aprimoradas ao longo dos séculos XX e XXI possibilitaram o contato com o espaço e alguns de seus fenômenos e elementos (como a ida à Lua), gerando admiração em milhões de pessoas em todas as partes do mundo.

Pensando no público que ama esse universo, nós reunimos 7 mostras on-line gratuitas de museus dedicados a preservar a história da astronomia e de tecnologias aeroespaciais. De roupas espaciais à observação de planetas e constelações, os materiais são ricos em opções que satisfazem todos os tipos de fãs.

As exposições contam com o acervo disponibilizado pelos próprios museus e planetários, e possui fotos do espaço, de aeronaves, de medalhas, de roupas especiais, entre outros artefatos e registros.

 Vamos apresentar as mostras a seguir:

1. Smithsonian´s National Air and Space Museum

O Museu Nacional Smithsonian, localizado em Washigton D.C., nos Estados Unidos, possui a maior e mais relevante coleção de artefatos aeronáuticos e espaciais do mundo. A mostra possui mais de 2000 itens e 108 histórias sobre o espaço e a astronomia para o(a) usuário(a) explorar.

Além disso, o Museu conta com o Centro de Estudos da Terra e Planetários, voltado para disseminar conhecimento sobre os planetas do sistema solar. As exposições estão em inglês e podem ser traduzidas para outro idioma por meio do Google Tradutor. Clique aqui para acessar o material completo.

2. Planetarium Copenhagen

Esse planetário, localizado na Dinamarca, é voltado para explicar de fenômenos espaciais. Cada exposição aborda, de maneira didática e simples, algum fenômeno ou elemento presente no espaço, como buracos negros, supernovas e chuva de meteoros.

Com um acervo de fotos em alta definição, o site também oferece explicações sobre o sistema solar e missões a Marte. O conteúdo está em inglês e pode ser traduzido para outro idioma por meio do Google Tradutor. Clique aqui para acessar o site.

3. Adler Planetarium

Além do acervo aeroespacial, o Adler possui forte atuação e parceria com os bairros e escolas próximas ao planetário. O foco da instituição é promover o conhecimento sobre a história do espaço e as descobertas que possibilitaram sua exploração.

As exposições disponíveis on-line abordam conceitos e histórias sobre a área aeroespacial ao longo dos séculos, do Código Kepler à Missão Apollo 13. A mostra está em inglês e pode ser traduzida para outro idioma por meio do Google Tradutor. Clique aqui para acessar o material completo.

4. Museu do Amanhã

Localizado na cidade do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã traz reflexões sobre grandes mudanças e os caminhos que estão sendo construídos para o futuro. A mostra também busca promover a inovação e a ciência, e abordar pontos críticos do planeta Terra.

O conteúdo está em português e conta com cerca de 2000 itens cedidos pelo Museu para a produção das 17 exposições on-line disponíveis no site. Clique aqui para acessar o material completo.

5. Planetário Galileo Galilei

Esse planetário possui sede em Buenos Aires e busca atender todos os públicos que se interessam por astronomia, de crianças a idosos. A instituição tem conteúdo de divulgação científica para crianças e de observação do planeta, possui uma biblioteca de livros para todas as idades sobre astronomia, entre outros materiais.

Além disso, o Planetario conta com um podcast sobre ciências para aumentar a variedade e o alcance do conteúdo. O site está em espanhol e pode ser traduzido para outro idioma por meio do Google Tradutor. Clique aqui para acessar o portal.

6. Canada Aviation and Space Museum

Esse museu é dedicado a preservar e divulgar a história da aviação no Canadá, em um contexto internacional. A mostra também aborda a tecnologia aeroespacial na aviação, à medida que os avanços se expandiram e a área passou a incluir o voo espacial.

Apesar de pouco material, a exposição é rica em curiosidades e histórias interessantes. O conteúdo está em inglês e pode ser traduzido para outro idioma por meio do Google Tradutor. Clique aqui para acessar o material completo.

7. Museum of Cosmonautics

A última mostra faz parte do Museu russo construído em homenagem aos cosmonautas, responsáveis pelo lançamento do primeiro satélite artificial para o espaço. O acervo conta a história do lançamento e evidencia o papel das mulheres na corrida aeroespacial.

O conteúdo está em inglês e pode ser traduzido para outro idioma por meio do Google Tradutor. Clique aqui para acessar o material completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

10 anos 10th IMAA ABC da Astronomia Adonai Lopes Água Alinhamento anã fria andrômeda Antimatéria Asteroid day Asteroides Astrobiologia Astrofísica Astronauta Astronáutica Astronomia Astronomia na Praça Atmosfera Bibliografias Big Bang bolha Brasil Buraco Negro C.E.C Calendários calourada Caravana da Ciência e Cidadania Carl Sagan Caronte CARONTE 2016 Caronte no 10th IMAA Cassini Cataclismos Centro Educacional Caminhar CERN céu cfc China chuva Ciência Cinturão de Kuiper Clube Caronte Cometa Cometas competição Constelações Corpos Extrasolares Cosmologia Curiosidades Curiosity descoberta Divulgação Eclipse Eclipse Lunar efeitos Efeméredes Einstein Elias Cloy Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica Eratóstenes ESA ESO espaço estrela Estrelas Eventos Exoplanetas Exploração Espacial Extensão Fenômenos Naturais Fim do Universo Física Moderna Foguete Foguetes foto Fundação São José Gagarin Gagarin O Primeiro no Espaço | Filme Completo galaxia Galáxias garrafa pet Gigantes Vermelhas Grandes astrônomos Gravidade Grécia Greenglow História Astronômica https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/itaperuna/noticias/alunos-do-iff-itaperuna-podem-se-inscrever-na-olimpiada-de-astronomia-e-mostra-de-foguetes-ate-29-04 IAU IFF IFFluminense Campus Itaperuna IMAA Imagens da Semana Índia Início dos trabalhos ISS Itaperuna IV Semana da Fundação Júpiter Kepler laranjada Lixo Espacial Louis Cruls Lua Maikon Vieira Mark Zuckerberg Marte Matéria e Energia Escura Matheus Vieira membros do clube Mercúrio Meteorologia Meteoros Missão Marte mistériio Mitologia Mitologia Indígena MOBFOG MOFOG mundo Nasa NASA publica a maior foto mundo!! Nely Bastos Nicolau Copérnico Nobel Notícias Notícias de Astronomia O projeto misterioso OBA objerto Observação celeste oficina Ondas Gravitacionais ONU Origem da Vida Pesquisas Públicas Planeta anão Planetas planetas habitáveis Plutão Poluição Luminosa Popularização da Ciência Premiação I Competição de Foguetes Caronte Premiação OBA 2016 Prof. Adriano Ferrarez Pulsar Quasar Radiotelescópios Relatividade robô Rodrigo de O. França Ron Evans Rússia Salvar a Humanidade Samanta Meireles Satélites Satélites Artificiais Saturno Sávio Andrade SERÁ QUE O SER HUMANO PODERÁ MESMO VIVER NO ESPAÇO? Sistema Solar Sol Sonda Sondas SpaceX Stephen Hawking superlua Telescópio Hubble Telescópios Tempestade Solar Terça dia 22/03/2016 Terra Universo Vênus Very Large Telescope (VLT) Via Láctea Viagem Interestelar Vida Extraterrestre Vídeos