7 museus com mostras virtuais gratuitas para quem ama astronomia
Olá, leitor(a)!
O espaço sideral é um lugar pouco explorado pelos seres humanos devido a sua imensidão e dificuldade de acesso. Apesar disso, as tecnologias que foram construídas e aprimoradas ao longo dos séculos XX e XXI possibilitaram o contato com o espaço e alguns de seus fenômenos e elementos (como a ida à Lua), gerando admiração em milhões de pessoas em todas as partes do mundo.
Pensando no público que ama esse universo, nós reunimos 7 mostras on-line gratuitas de museus dedicados a preservar a história da astronomia e de tecnologias aeroespaciais. De roupas espaciais à observação de planetas e constelações, os materiais são ricos em opções que satisfazem todos os tipos de fãs.
As exposições contam com o acervo disponibilizado pelos próprios museus e planetários, e possui fotos do espaço, de aeronaves, de medalhas, de roupas especiais, entre outros artefatos e registros.
Vamos apresentar as mostras a seguir:
1. Smithsonian´s National Air and Space Museum
O Museu Nacional Smithsonian, localizado em Washigton D.C., nos Estados Unidos, possui a maior e mais relevante coleção de artefatos aeronáuticos e espaciais do mundo. A mostra possui mais de 2000 itens e 108 histórias sobre o espaço e a astronomia para o(a) usuário(a) explorar.
Além disso, o Museu conta com o Centro de Estudos da Terra e Planetários, voltado para disseminar conhecimento sobre os planetas do sistema solar. As exposições estão em inglês e podem ser traduzidas para outro idioma por meio do Google Tradutor. Clique aqui para acessar o material completo.
2. Planetarium Copenhagen
Esse planetário, localizado na Dinamarca, é voltado para explicar de fenômenos espaciais. Cada exposição aborda, de maneira didática e simples, algum fenômeno ou elemento presente no espaço, como buracos negros, supernovas e chuva de meteoros.
Com um acervo de fotos em alta definição, o site também oferece explicações sobre o sistema solar e missões a Marte. O conteúdo está em inglês e pode ser traduzido para outro idioma por meio do Google Tradutor. Clique aqui para acessar o site.
3. Adler Planetarium
Além do acervo aeroespacial, o Adler possui forte atuação e parceria com os bairros e escolas próximas ao planetário. O foco da instituição é promover o conhecimento sobre a história do espaço e as descobertas que possibilitaram sua exploração.
As exposições disponíveis on-line abordam conceitos e histórias sobre a área aeroespacial ao longo dos séculos, do Código Kepler à Missão Apollo 13. A mostra está em inglês e pode ser traduzida para outro idioma por meio do Google Tradutor. Clique aqui para acessar o material completo.
4. Museu do Amanhã
Localizado na cidade do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã traz reflexões sobre grandes mudanças e os caminhos que estão sendo construídos para o futuro. A mostra também busca promover a inovação e a ciência, e abordar pontos críticos do planeta Terra.
O conteúdo está em português e conta com cerca de 2000 itens cedidos pelo Museu para a produção das 17 exposições on-line disponíveis no site. Clique aqui para acessar o material completo.
5. Planetário Galileo Galilei
Esse planetário possui sede em Buenos Aires e busca atender todos os públicos que se interessam por astronomia, de crianças a idosos. A instituição tem conteúdo de divulgação científica para crianças e de observação do planeta, possui uma biblioteca de livros para todas as idades sobre astronomia, entre outros materiais.
Além disso, o Planetario conta com um podcast sobre ciências para aumentar a variedade e o alcance do conteúdo. O site está em espanhol e pode ser traduzido para outro idioma por meio do Google Tradutor. Clique aqui para acessar o portal.
6. Canada Aviation and Space Museum
Esse museu é dedicado a preservar e divulgar a história da aviação no Canadá, em um contexto internacional. A mostra também aborda a tecnologia aeroespacial na aviação, à medida que os avanços se expandiram e a área passou a incluir o voo espacial.
Apesar de pouco material, a exposição é rica em curiosidades e histórias interessantes. O conteúdo está em inglês e pode ser traduzido para outro idioma por meio do Google Tradutor. Clique aqui para acessar o material completo.
7. Museum of Cosmonautics
A última mostra faz parte do Museu russo construído em homenagem aos cosmonautas, responsáveis pelo lançamento do primeiro satélite artificial para o espaço. O acervo conta a história do lançamento e evidencia o papel das mulheres na corrida aeroespacial.
O conteúdo está em inglês e pode ser traduzido para outro idioma por meio do Google Tradutor. Clique aqui para acessar o material completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário