Estudantes do IFF Itaperuna fazem lançamentos dentro da Mostra Brasileira de Foguetes
O Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense (Caronte), projeto desenvolvido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna promoveu na tarde da quarta-feira, 18 de maio, a etapa local da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2022. A competição consiste na construção e lançamento de foguetes feitos com garrafas PET, a partir de uma base de lançamento, e que tem como combustível, geralmente, água e ar comprimido.
De acordo com o coordenador do Clube de Astronomia e professor de Física do IFF Itaperuna, Adriano Ferrarez, o desafio dos participantes é montar os foguetes e fazer o lançamento o mais distante possível.
"A competição exige conhecimentos interdisciplinares, trabalho em equipe e contribui para o desenvolvimento pessoal, interpessoal e socioemocional dos alunos participantes”, ressalta o professor.
O IFF Itaperuna tem quatro equipes na disputa da Mostra Brasileira de Foguetes deste ano: AgroBoy, Caminhão Pipa, Hale-Boop e Star Ship.
Segundo Pilar Hygino, bolsista do Projeto Caronte e estudante do Curso de Licenciatura em Química, os preparativos para a próxima competição já começaram:
"Para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) 2023, o Projeto Caronte fará uma ampla divulgação e realizaremos oficinas preparatórias durante todo o ano para a prova da OBA e também para a Mostra de Foguetes”, afirma.
A prova da OBA foi aplicada para os alunos inscritos do IFF Itaperuna na sexta-feira, 20 de maio, às 15h30, no Auditório do Parque Acadêmico Industrial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário