Representatividade e participação da mulher na ciência. É isso o que a estudante Mariana Naves Tana de 17 anos sonha em construir a cada dia com os estudos. A jovem foi a única mulher e estudante de escola pública selecionada para compor a equipe brasileira na 16ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, na Polônia.
Natural de Três Pontas (MG), Mariana Tana já soma três menções honrosas e 19 medalhas em olimpíadas de conhecimentos, sendo 8 ouros, 9 pratas e 2 de bronze. Entre os principais desafios encarados por ela estão Matemática, Física e Astronomia.
Ela embarca para a competição em agosto, quando acontecem as provas.
Mariana concilia as listas de exercícios para competições com os estudos do 3º ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no IF SUL DE MINAS, em Machado (MG).
O anúncio oficial de quem faria parte da equipe brasileira foi divulgado no dia 17 de junho de 2023. Desde então, a rotina da jovem foi impactada. A estudante ressalta que precisou separar mais tempo para se dedicar aos estudos, principalmente na reta final.
Com isso, também passou a receber ainda mais suporte da família, dos professores e da escola, além da comissão da seletiva que tem preparado a equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário