sexta-feira, 29 de março de 2024

MULHERES NA CIÊNCIA

 A filósofa grega Hipátia de Alexandria nasceu entre o ano de 351 e 370. Criada em um ambiente de muitas ideias, tinha uma forte ligação com o pai, Téon, e compartilhavam a paixão pela busca de respostas para o desconhecido. Hipátia estudou matemática, astronomia, filosofia, religião, poesia, artes, oratória e retórica. É considerada a primeira mulher matemática da qual a humanidade tem registro.



quinta-feira, 28 de março de 2024

NOTÍCIAS

   

  Uma nova simulação feita por supercomputador desafia as teorias anteriores sobre a formação da Lua — ela pode ter se formado poucas horas depois de uma colisão entre a Terra primitiva e Theia, um corpo do tamanho de Marte. Após o impacto, os fragmentos de ambos os corpos se uniram para formar a Lua.

NOTÍCIAS

 



    



    As descobertas foram publicadas nesta quarta-feira (27) na revista The Astrophysical Journal Letters. O trabalho foi conduzido por astrônomos do Event Horizon Telescope (EHT), um projeto colaborativo que envolve mais de 300 acadêmicos de diversos países e busca captar imagens detalhadas de buracos negros. O EHT é, basicamente, um telescópio virtual, que conecta as antenas de vários radiotelescópios.

Dessa vez, a pretensão de obter mais detalhes sobre buracos negros foi bem sucedida, especialmente graças à luz polarizada. Para os olhos humanos, essa luz é indistinguível da luz “normal”. No entanto, para a análise de buracos negros esse recurso é extremamente valioso.

“A luz polarizada nos ensina mais sobre a astrofísica, as propriedades do gás e os mecanismos que ocorrem quando um buraco negro atrai matéria para si”, declara o pesquisador Angelo Ricarte em comunicado.

AVISOS



 *ALERTA: PRIMEIRO DE ABRIL* 

    Novamente alertamos a todos sobre a proximidade do dia Primeiro de Abril, quando proliferam ainda mais notícias falsas envolvendo fenômenos e corpos celestes. Ainda que seja apenas de brincadeira, tal ato é um desserviço e prejudica quem trabalha com divulgação científica. Analise bem o conteúdo e cheque outras fontes antes de compartilhar. A Astronomia agradece.

quarta-feira, 27 de março de 2024

CURIOSIDADES











    Eclipses Solares acontecem quando a Lua está em sua fase nova. Eles são o resultado da posição do satélite natural entre o Sol e a Terra, gerando na superfície do nosso planeta dois tipos de sombras: a Umbra, onde o Sol aparece completamente ocultado pela Lua, e a Penumbra, onde apenas parte da luz solar é eclipsada.















 

terça-feira, 26 de março de 2024

CURIOSIDADES

     




O universo é grande, mas não tanto quanto nossa curiosidade. Por isso, anotamos algumas dúvidas sobre astronomia bem interessantes e buscamos as respostas com um especialista no assunto.

    Quem respondeu foi o Prof. Dr. Rodolfo Langhi, responsável pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências da UNESP-Bauru

CURIOSIDADES

     



    Que a Terra é um planeta e gira ao redor do Sol é algo conhecido já há alguns séculos. Ou, pelo menos, deveria ser! Em tempos de negacionismo e fake news, não custa enfatizarmos o óbvio. A Terra é um planeta. Tem um formato que se aproxima de uma esfera (o nome técnico para a forma da Terra é “geóide”, que literalmente quer dizer “forma da Terra”).


    Esse planeta gira ao redor de si mesmo e, assim, define um eixo. É a linha imaginária que une os polos Norte e Sul, passando pelo centro da Terra. E como qualquer linha reta, esse eixo define um plano perpendicular a ele: é o plano do equador terrestre.

    Nossos antepassados não sabiam nada disso, sobre rotação e revolução. O que eles viam era o movimento APARENTE do Sol, que nascia e se punha todos os dias (por conta da rotação da Terra) e ao longo do ano nascia e se punha em locais diferentes (por conta da revolução). Se você olhar o Sol nascer (ou se por) todos os dias, verá que ao longo do ano ele faz um movimento pendular. Ele nasce em um ponto, vai migrando rumo ao norte, chega em um ponto extremo, para, começa a voltar rumo ao sul, atinge outro ponto extremo e fica nesse vaivém ano após ano.

    E como somos uma cultura dominada pelas civilizações do norte, o equinócio de março sempre foi considerado mais importante que o de setembro, pela chegada da primavera. O início da primavera era o início do ano. “Primavera” literalmente quer dizer “primeira estação”. O equinócio de março era celebrado como o fim dos rigores do inverno e o início de um período de clima ameno e de abundância na natureza. Assim, não é coincidência que muitas festas religiosas giram em torno desta época, como a vindoura Páscoa, que, na tradição cristã, acontece no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia depois do equinócio de março.

    (Aqui no Brasil, diga-se, somos um país tropical e não temos esses rigores climáticos todos do inverno. Se o mundo tivesse sido dominado por civilizações dos trópicos, provavelmente não daríamos a menor bola pra essa coisa de equinócio!)

    Fonte: Espaço, Revista Galileu

quinta-feira, 21 de março de 2024

NOTÍCIAS

    

    O verão chegou ao fim, abrindo alas para o equinócio de outono. Esse fenômeno marca a transição das estações nos hemisférios norte e sul. Astronomicamente, o outono é uma das quatro estações do ano, marcado por mudanças na posição da Terra em relação ao Sol.


    No hemisfério sul, o outono de 2024 tem início exatamente nesta quarta-feira (20), às 00h06, e se estenderá até o dia 20 de junho. Essa passagem de estações é um reflexo da inclinação axial da Terra em relação ao seu plano orbital.

    Durante o período, o dia e a noite têm aproximadamente a mesma duração. Isso ocorre devido aos raios solares que atingem a Terra de forma mais direta sobre a linha do Equador, o que resulta numa distribuição uniforme da luz solar em ambos os hemisférios. Inclusive, a palavra “equinócio” vem do latim “aequinoctium“, cujo significado é “noite igual“.

    Além de marcar a mudança de estação, o momento também tem impactos significativos na natureza e na cultura humana. Em várias regiões ao redor do mundo, o fenômeno frequentemente é celebrado com festividades que marcam a transição entre as estações.

    Muitas culturas antigas realizavam rituais e festividades para marcar a transição de estação, associando-a ao ciclo de vida e à renovação. Hoje em dia, essas tradições ainda estão presentes em muitos países, sejam através de festivais de colheita, rituais de gratidão pela natureza ou eventos culturais que celebram a chegada do outono.

sexta-feira, 8 de março de 2024

VAGAS OLÍMPICAS

 










quinta-feira, 7 de março de 2024

Notícias

    

    Representatividade e participação da mulher na ciência. É isso o que a estudante Mariana Naves Tana de 17 anos sonha em construir a cada dia com os estudos. A jovem foi a única mulher e estudante de escola pública selecionada para compor a equipe brasileira na 16ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, na Polônia.


    Natural de Três Pontas (MG), Mariana Tana já soma três menções honrosas e 19 medalhas em olimpíadas de conhecimentos, sendo 8 ouros, 9 pratas e 2 de bronze. Entre os principais desafios encarados por ela estão Matemática, Física e Astronomia.

    Ela embarca para a competição em agosto, quando acontecem as provas.

    Mariana concilia as listas de exercícios para competições com os estudos do 3º ano do Técnico em    Informática Integrado ao Ensino Médio no IF SUL DE MINAS, em Machado (MG).

    O anúncio oficial de quem faria parte da equipe brasileira foi divulgado no dia 17 de junho de 2023. Desde então, a rotina da jovem foi impactada. A estudante ressalta que precisou separar mais tempo para se dedicar aos estudos, principalmente na reta final.

    Com isso, também passou a receber ainda mais suporte da família, dos professores e da escola, além da comissão da seletiva que tem preparado a equipe.

OBA 2024


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

10 anos 10th IMAA ABC da Astronomia Adonai Lopes Água Alinhamento anã fria andrômeda Antimatéria Asteroid day Asteroides Astrobiologia Astrofísica Astronauta Astronáutica Astronomia Astronomia na Praça Atmosfera Bibliografias Big Bang bolha Brasil Buraco Negro C.E.C Calendários calourada Caravana da Ciência e Cidadania Carl Sagan Caronte CARONTE 2016 Caronte no 10th IMAA Cassini Cataclismos Centro Educacional Caminhar CERN céu cfc China chuva Ciência Cinturão de Kuiper Clube Caronte Cometa Cometas competição Constelações Corpos Extrasolares Cosmologia Curiosidades Curiosity descoberta Divulgação Eclipse Eclipse Lunar efeitos Efeméredes Einstein Elias Cloy Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica Eratóstenes ESA ESO espaço estrela Estrelas Eventos Exoplanetas Exploração Espacial Extensão Fenômenos Naturais Fim do Universo Física Moderna Foguete Foguetes foto Fundação São José Gagarin Gagarin O Primeiro no Espaço | Filme Completo galaxia Galáxias garrafa pet Gigantes Vermelhas Grandes astrônomos Gravidade Grécia Greenglow História Astronômica https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/itaperuna/noticias/alunos-do-iff-itaperuna-podem-se-inscrever-na-olimpiada-de-astronomia-e-mostra-de-foguetes-ate-29-04 IAU IFF IFFluminense Campus Itaperuna IMAA Imagens da Semana Índia Início dos trabalhos ISS Itaperuna IV Semana da Fundação Júpiter Kepler laranjada Lixo Espacial Louis Cruls Lua Maikon Vieira Mark Zuckerberg Marte Matéria e Energia Escura Matheus Vieira membros do clube Mercúrio Meteorologia Meteoros Missão Marte mistériio Mitologia Mitologia Indígena MOBFOG MOFOG mundo Nasa NASA publica a maior foto mundo!! Nely Bastos Nicolau Copérnico Nobel Notícias Notícias de Astronomia O projeto misterioso OBA objerto Observação celeste oficina Ondas Gravitacionais ONU Origem da Vida Pesquisas Públicas Planeta anão Planetas planetas habitáveis Plutão Poluição Luminosa Popularização da Ciência Premiação I Competição de Foguetes Caronte Premiação OBA 2016 Prof. Adriano Ferrarez Pulsar Quasar Radiotelescópios Relatividade robô Rodrigo de O. França Ron Evans Rússia Salvar a Humanidade Samanta Meireles Satélites Satélites Artificiais Saturno Sávio Andrade SERÁ QUE O SER HUMANO PODERÁ MESMO VIVER NO ESPAÇO? Sistema Solar Sol Sonda Sondas SpaceX Stephen Hawking superlua Telescópio Hubble Telescópios Tempestade Solar Terça dia 22/03/2016 Terra Universo Vênus Very Large Telescope (VLT) Via Láctea Viagem Interestelar Vida Extraterrestre Vídeos