A filósofa grega Hipátia de Alexandria nasceu entre o ano de 351 e 370. Criada em um ambiente de muitas ideias, tinha uma forte ligação com o pai, Téon, e compartilhavam a paixão pela busca de respostas para o desconhecido. Hipátia estudou matemática, astronomia, filosofia, religião, poesia, artes, oratória e retórica. É considerada a primeira mulher matemática da qual a humanidade tem registro.
sexta-feira, 29 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024
NOTÍCIAS
Uma nova simulação feita por supercomputador desafia as teorias anteriores sobre a formação da Lua — ela pode ter se formado poucas horas depois de uma colisão entre a Terra primitiva e Theia, um corpo do tamanho de Marte. Após o impacto, os fragmentos de ambos os corpos se uniram para formar a Lua.
NOTÍCIAS
As descobertas foram publicadas nesta quarta-feira (27) na revista The Astrophysical Journal Letters. O trabalho foi conduzido por astrônomos do Event Horizon Telescope (EHT), um projeto colaborativo que envolve mais de 300 acadêmicos de diversos países e busca captar imagens detalhadas de buracos negros. O EHT é, basicamente, um telescópio virtual, que conecta as antenas de vários radiotelescópios.
Dessa vez, a pretensão de obter mais detalhes sobre buracos negros foi bem sucedida, especialmente graças à luz polarizada. Para os olhos humanos, essa luz é indistinguível da luz “normal”. No entanto, para a análise de buracos negros esse recurso é extremamente valioso.
“A luz polarizada nos ensina mais sobre a astrofísica, as propriedades do gás e os mecanismos que ocorrem quando um buraco negro atrai matéria para si”, declara o pesquisador Angelo Ricarte em comunicado.
AVISOS
*ALERTA: PRIMEIRO DE ABRIL*
Novamente alertamos a todos sobre a proximidade do dia Primeiro de Abril, quando proliferam ainda mais notícias falsas envolvendo fenômenos e corpos celestes. Ainda que seja apenas de brincadeira, tal ato é um desserviço e prejudica quem trabalha com divulgação científica. Analise bem o conteúdo e cheque outras fontes antes de compartilhar. A Astronomia agradece.
quarta-feira, 27 de março de 2024
CURIOSIDADES
terça-feira, 26 de março de 2024
CURIOSIDADES
O universo é grande, mas não tanto quanto nossa curiosidade. Por isso, anotamos algumas dúvidas sobre astronomia bem interessantes e buscamos as respostas com um especialista no assunto.
Quem respondeu foi o Prof. Dr. Rodolfo Langhi, responsável pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências da UNESP-BauruCURIOSIDADES
Que a Terra é um planeta e gira ao redor do Sol é algo conhecido já há alguns séculos. Ou, pelo menos, deveria ser! Em tempos de negacionismo e fake news, não custa enfatizarmos o óbvio. A Terra é um planeta. Tem um formato que se aproxima de uma esfera (o nome técnico para a forma da Terra é “geóide”, que literalmente quer dizer “forma da Terra”).
quinta-feira, 21 de março de 2024
NOTÍCIAS
O verão chegou ao fim, abrindo alas para o equinócio de outono. Esse fenômeno marca a transição das estações nos hemisférios norte e sul. Astronomicamente, o outono é uma das quatro estações do ano, marcado por mudanças na posição da Terra em relação ao Sol.
No hemisfério sul, o outono de 2024 tem início exatamente nesta quarta-feira (20), às 00h06, e se estenderá até o dia 20 de junho. Essa passagem de estações é um reflexo da inclinação axial da Terra em relação ao seu plano orbital.
Durante o período, o dia e a noite têm aproximadamente a mesma duração. Isso ocorre devido aos raios solares que atingem a Terra de forma mais direta sobre a linha do Equador, o que resulta numa distribuição uniforme da luz solar em ambos os hemisférios. Inclusive, a palavra “equinócio” vem do latim “aequinoctium“, cujo significado é “noite igual“.
Além de marcar a mudança de estação, o momento também tem impactos significativos na natureza e na cultura humana. Em várias regiões ao redor do mundo, o fenômeno frequentemente é celebrado com festividades que marcam a transição entre as estações.
Muitas culturas antigas realizavam rituais e festividades para marcar a transição de estação, associando-a ao ciclo de vida e à renovação. Hoje em dia, essas tradições ainda estão presentes em muitos países, sejam através de festivais de colheita, rituais de gratidão pela natureza ou eventos culturais que celebram a chegada do outono.
sexta-feira, 8 de março de 2024
quinta-feira, 7 de março de 2024
Notícias
Representatividade e participação da mulher na ciência. É isso o que a estudante Mariana Naves Tana de 17 anos sonha em construir a cada dia com os estudos. A jovem foi a única mulher e estudante de escola pública selecionada para compor a equipe brasileira na 16ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, na Polônia.