Comemora-se hoje, dia 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. As Nações Unidas, ao instituir a presente data, objetivou dar maior acesso e participação igualitária das mulheres nessa área, pois, acredita que o dueto igualdade de gênero e ciência são imprescindíveis para que as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável sejam atingidas.
Hoje, apenas 30% dos pesquisadores são mulheres. E isso é em nível mundial! Todavia, apesar de mulheres e meninas ainda serem excluídas da participação integral na ciência, há um esforço conjunto para que essa realidade seja mudada, de forma que a igualdade de gêneros possa promover a excelência científica e tecnológica.
De acordo com a UNESCO, “nos próximos anos, a pesquisa científica vai desempenhar um papel fundamental no monitoramento de tendências relevantes em áreas como segurança alimentar, saúde, água e saneamento, energia, gerenciamento de ecossistemas oceânicos e terrestres e alterações atmosféricas. As mulheres vão desempenhar um papel essencial na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao ajudar a identificar problemas globais e encontrar soluções”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário