quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

NOTÍCIA




    Definitivamente não há motivo para pânico, mas um asteroide enorme está prestes a passar perto da Terra nas próximas horas.


    Do tamanho de um ônibus, a rocha espacial, conhecida como 2023 BU, passará rapidamente pelo extremo sul da América do Sul logo após as 21h, horário de Brasília, desta quinta-feira (26/1).

    A expectativa é de que o asteroide fique a 3.600 km do nosso planeta, o que pode ser considerada uma passagem rente.

    Isso mostra como existem asteroides de tamanho significativo à espreita perto da Terra que ainda precisam ser detectados.

    Mesmo que o 2023 BU estivesse em rota de colisão direta com a Terra, seria difícil causar muitos danos.

    Com um tamanho estimado de 3,5m a 8,5m de diâmetro, a rocha provavelmente se desintegraria no alto da atmosfera. Mas produziria uma bola de fogo espetacular.

    Para efeito de comparação, o famoso meteoro de Chelyabinsk, que entrou na atmosfera da Terra sobre o sul da Rússia em 2013, era um objeto de aproximadamente 20 metros de diâmetro. Ele produziu uma onda de choque que quebrou janelas na superfície da Terra.

    Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, dizem que a órbita do 2023 BU ao redor do Sol será modificada por sua passagem pela Terra.

    Fonte: g1

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

NOTÍCIA

 




    Cientistas australianos que analisaram pequenos pedaços rochosos do asteroide Itokawa fizeram importantes descobertas que afirmam que podem auxiliar os estudos de defesa planetária e de objetos potencialmente perigosos ao nosso planeta.


    Os pesquisadores examinaram três estruturas que foram trazidas durante a missão inédita da agência espacial japonesa (Jaxa) que retornou à Terra em junho de 2010 - fragmentos esses menores do que um grão de arroz (veja imagem abaixo).

    Esse tamanho diminuto, porém, não foi um empecilho para o grupo de pesquisadores. A análise revelou que o asteroide, que está a 2 milhões de quilômetros da Terra e tem aproximadamente 500 metros de comprimento, é difícil de destruir e resistente a colisões.
“Ao contrário dos asteroides monolíticos [aqueles formados por objetos], o Itokawa não é formado por um único pedaço de rocha, mas pertence à família de pilhas de escombros, o que significa que ele é inteiramente feito de pedras e rochas soltas, com quase metade sendo espaço vazio”, acrescentou o professor Jourdan.

    Com esse achado, os cientistas argumentam que a durabilidade de corpos celestes do tipo pode ser muito maior do que imaginávamos. Isso porque, como a formação do nosso Sistema Solar foi há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, há um grande indicativo de que mais asteroides formados por fragmentos agregados estejam vagando pelo cinturão de asteroides, uma região entre as órbitas de Marte e Júpiter.


       Fonte: g1

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023



A descoberta da jovem, que cursa o terceiro ano de medicina na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP), apontou que um dos corpos pode se chocar com a Terra.

Após o feito, ela recebeu outros prêmios e até virou personagem da Turma da Mônica. Mais recentemente, ganhou destaque na lista da Forbes Under 30, elaborada pela revista de economia mais importante do mundo.

A classificação reúne jovens com menos de 30 anos que se destacaram em diferentes segmentos. Ao g1, a estudante conta como tem sido a nova rotina e revela o que pretende para o futuro.

Em fevereiro de 2022, a futura médica foi anunciada como uma das personagens da iniciativa "As Donas da Rua", da Turma da Mônica.

O projeto aborda histórias de mulheres inspiradoras e já homenageou nomes como a pintora Tarsila do Amaral, a escritora Clarice Lispector e a ativista paquistanesa Malala Yousafzai.

Já em novembro do último ano, a estudante recebeu outra homenagem: foi eleita Jovem Inspiração do Ano em um evento na Usina Hidrelétrica de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

A última edição da Forbes Under 30, lançada no final do ano passado, trouxe Verena como um dos destaques da categoria Ciência e Educação. Ao todo, a revista premiou 90 pessoas em 15 diferentes seções.

Segundo a publicação, os candidatos são avaliados de acordo com uma série de critérios, como criatividade, ineditismo e benefícios sociais. Para a estudante, o reconhecimento vai muito além de uma conquista pessoal.

A universitária conta que, no ano passado, praticamente participou de um evento a cada semana. Isso fez com que ela tivesse que rever a rotina, mas sem deixar de lado os compromissos com os estudos.

O desejo de Verena é batizar dois asteroides com os nomes de sua mãe, Nathalia Paccola, e da avó, Rochelle Paccola, suas principais incentivadoras. Ela só deve conseguir a documentação daqui a quatro anos.

Enquanto isso não acontece, a estudante quer alcançar novas conquistas e seguir inspirando as próximas gerações.


Matéria completa no g1

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2023/01/17/forbes-turma-da-monica-eventos-o-que-mudou-na-vida-de-jovem-brasileira-premiada-por-descobrir-asteroides-pela-nasa.ghtml



 

CALENDÁRIO LUAS CHEIAS 2023





A lua cheia é fantástica!! Em 2023 teremos 12 luas cheias, sendo que 4 delas serão superluas! Segue o calendário para você ficar por dentro das datas e os horários!!
❤️🌑🌚🔭



quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Notícia

 


 Está em uma "zona habitável", isto é, está em uma região de seu sistema planetário que permite a presença de água líquida em sua superfície, viabilizando a existência de vida.

    A descoberta foi apresentada na terça-feira (10) na 241ª reunião da Associação Astronômica Americana, em Seattle, que acontece entre os dias 8 e 12 de janeiro.

    O corpo celeste é um dos poucos planetas do tamanho da Terra descobertos na zona habitável de uma estrela até agora. O sistema onde ele se encontra possui outros três planetas (TOI 700 b, c, d). Dos quatro, apenas dois têm condições para ser habitável.

Fonte: g1 Ciência

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

10 anos 10th IMAA ABC da Astronomia Adonai Lopes Água Alinhamento anã fria andrômeda Antimatéria Asteroid day Asteroides Astrobiologia Astrofísica Astronauta Astronáutica Astronomia Astronomia na Praça Atmosfera Bibliografias Big Bang bolha Brasil Buraco Negro C.E.C Calendários calourada Caravana da Ciência e Cidadania Carl Sagan Caronte CARONTE 2016 Caronte no 10th IMAA Cassini Cataclismos Centro Educacional Caminhar CERN céu cfc China chuva Ciência Cinturão de Kuiper Clube Caronte Cometa Cometas competição Constelações Corpos Extrasolares Cosmologia Curiosidades Curiosity descoberta Divulgação Eclipse Eclipse Lunar efeitos Efeméredes Einstein Elias Cloy Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica Eratóstenes ESA ESO espaço estrela Estrelas Eventos Exoplanetas Exploração Espacial Extensão Fenômenos Naturais Fim do Universo Física Moderna Foguete Foguetes foto Fundação São José Gagarin Gagarin O Primeiro no Espaço | Filme Completo galaxia Galáxias garrafa pet Gigantes Vermelhas Grandes astrônomos Gravidade Grécia Greenglow História Astronômica https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/itaperuna/noticias/alunos-do-iff-itaperuna-podem-se-inscrever-na-olimpiada-de-astronomia-e-mostra-de-foguetes-ate-29-04 IAU IFF IFFluminense Campus Itaperuna IMAA Imagens da Semana Índia Início dos trabalhos ISS Itaperuna IV Semana da Fundação Júpiter Kepler laranjada Lixo Espacial Louis Cruls Lua Maikon Vieira Mark Zuckerberg Marte Matéria e Energia Escura Matheus Vieira membros do clube Mercúrio Meteorologia Meteoros Missão Marte mistériio Mitologia Mitologia Indígena MOBFOG MOFOG mundo Nasa NASA publica a maior foto mundo!! Nely Bastos Nicolau Copérnico Nobel Notícias Notícias de Astronomia O projeto misterioso OBA objerto Observação celeste oficina Ondas Gravitacionais ONU Origem da Vida Pesquisas Públicas Planeta anão Planetas planetas habitáveis Plutão Poluição Luminosa Popularização da Ciência Premiação I Competição de Foguetes Caronte Premiação OBA 2016 Prof. Adriano Ferrarez Pulsar Quasar Radiotelescópios Relatividade robô Rodrigo de O. França Ron Evans Rússia Salvar a Humanidade Samanta Meireles Satélites Satélites Artificiais Saturno Sávio Andrade SERÁ QUE O SER HUMANO PODERÁ MESMO VIVER NO ESPAÇO? Sistema Solar Sol Sonda Sondas SpaceX Stephen Hawking superlua Telescópio Hubble Telescópios Tempestade Solar Terça dia 22/03/2016 Terra Universo Vênus Very Large Telescope (VLT) Via Láctea Viagem Interestelar Vida Extraterrestre Vídeos