O X-43A é uma aeronave não-tripulada projetada pela NASA com intuito de testar a viabilidade das aeronaves hipersônicas (Mach 5.0 ou superior). O custo dele é de 185 milhões de dólares. Mede 3,7 metros de comprimento, 1,5 metros de largura e 0,5 metros de altura e carga máxima de 1360 quilogramas.
O que muda no X-43A em relação a outras aeronaves, é o funcionamento do motor. Em um jato convencional, existem pás rotativas que puxam o ar, comprimindo-o, adicionando combustível em sua composição e por fim dando início à combustão, gerando uma explosão controlada. Um motor mais avançado é o "Ramjet", em que não existem partes móveis e a compressão de ar é feita pela própria movimentação da aeronave. Já o "Scramjet" (estatojato) tem funcionamento semelhante ao do Ramjet, só que o combustível utilizado é Hidrogênio e diferentemente de um foguete, ele é capaz de pausar a aceleração e pousar normalmente.
O primeiro protótipo do X-43A foi testado em condições reais em junho de 2001, porém após desprender-se do foguete, o X-43A descontrolou-se, sem nem mesmo ser possível testá-lo. Os engenheiros da NASA ativaram a autodestruição do X-43A. O segundo protótipo foi testado em março de 2004. O terceiro e último protótipo voou em novembro de 2004. A NASA pretende ainda um dia utilizar uma aeronave com funcionamento semelhante a esse para enviar cargas ao espaço, como medida alternativa para foguetes. Este último protótipo bateu o recorde de 12.144 km/h (cerca de Mach 9,8). O sucessor do X-43A teve construção cancelada.
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