quarta-feira, 29 de novembro de 2023
segunda-feira, 20 de novembro de 2023
Nótícia
Utilizando um instrumento a bordo do observatório aéreo Sofia- uma aeronave Boeing 747SP modificada para transportar um telescópio infravermelho em um projeto conjunto entre a NASA - National Aeronautics and Space Administration e o Centro Aeroespacial Alemão-, cientistas agora detectaram oxigênio atômico em uma camada fina entre duas outras camadas da atmosfera venusiana.
"A atmosfera de Vênus é muito densa. A composição também é muito diferente da Terra", disse o físico do Centro Aeroespacial Alemão, Heinz-Wilhelm Hubers, autor principal do estudo publicado na revista Nature Communications.
Eles observaram que esse oxigênio atômico, que consiste em um único átomo de oxigênio, difere do oxigênio molecular, que tem dois átomos de oxigênio e é respirável.
"Ainda estamos no início da compreensão da evolução de Vênus e por que ele é tão diferente da Terra", disse Hubers.
quinta-feira, 16 de novembro de 2023
NOTÍCIAS
- Pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP apontam uma correlação entre a presença de planetas e baixo conteúdo de lítio em estrelas semelhantes ao Sol;
- O estudo analisou 192 estrelas com características semelhantes ao Sol, observando que aquelas com planetas apresentavam teor de lítio significativamente menor;
- Essa descoberta pode fornecer insights sobre a composição química do Sol, que tem uma quantidade anormalmente baixa de lítio, além de uma maneira de identificar estrelas com planetas por meio de análises de composição química;
- O estudo foi financiado pela Fapesp e pela Capes, utilizando dados coletados pelo telescópio de 3,6 metros do Observatório Europeu do Sul, no Chile.
quarta-feira, 8 de novembro de 2023
Notícias
O telescópio Euclid, instrumento científico de uma missão espacial da Agência Espacial Europeia (ESA) em parceria com a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), revelou nesta terça-feira (7) suas primeiras imagens feitas do universo. O equipamento foi lançado ao espaço em julho deste ano.
Em uma das imagens divulgadas, é possível ver mil galáxias do cluster (aglomerado de galáxias) Perseus. Ao fundo, podem ser vistas mais de 100 mil outras galáxias. Muitas delas nunca observadas antes. De acordo com um comunicado publicado pela agência, algumas dessas estrelas estão tão distantes que a luz emitida por elas pode ter levado cerca de 10 bilhões de anos para chegar até nós.
Outros registros do telescópio divulgados nesta terça incluem uma vista da galáxia espiral IC 342 (ou Caldwell 5), que tem estrutura parecida com a da Via Láctea, e uma imagem da galáxia anã NGC 6822, localizada a cerca de 1,6 milhões de anos-luz da Terra.
A missão Euclid foi lançada para desvendar o papel da matéria escura e da energia escura na evolução do universo. Os cientistas acreditam que elas compõem cerca de 95% do cosmos, mas o papel dessas entidades ainda não foi desvendado pela ciência. Com os registros feitos pela Euclid, será possível criar o maior mapa em 3D do universo, o que pode ajudar a esclarecer as funções da matéria e da energia escuras.
Fonte: CNN Brasil
NOTÍCIAS
Foguetes de alumínio e arranha-céus de aço; veículos elegantes de alta velocidade e fachadas de vidro: é assim que “o futuro” tem sido imaginado há décadas.
Mas não é isso que Koji Murata imagina. Pesquisador da Universidade de Kyoto, no Japão, Murata tem explorado como materiais biológicos poderiam ser usados no espaço.
Murata se perguntou se ele “poderia construir uma casa de madeira na lua ou em Marte” e decidiu testar a teoria – criando um satélite de madeira.
Uma pesquisa recente da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) descobriu que 10% do aerossol atmosférico na estratosfera continha partículas metálicas de naves espaciais, incluindo satélites. O impacto a longo prazo destes fragmentos metálicos é desconhecido, mas os cientistas estão preocupados que possam danificar a frágil camada de ozono da Terra.
Os satélites de madeira seriam melhores para o planeta, ao mesmo tempo que proporcionariam a mesma funcionalidade que os seus homólogos de metal, diz Murata.
“No final de sua vida, os satélites reentram na atmosfera. A diferença é que a madeira do LingoSat queimará e eventualmente se tornará um gás, enquanto os metais se transformarão em partículas finas”, diz Murata.
Não é apenas um sonho: Murata e sua equipe trabalham no projeto há quatro anos e enviaram amostras de madeira ao espaço em 2021 para testar a resiliência do material às condições espaciais.
Agora, eles estão trabalhando com a agência espacial japonesa (JAXA) e a Nasa para enviar o protótipo do satélite, chamado LingoSat, em órbita no início do próximo ano.
Fonte: CNN Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)
Marcadores
10 anos
10th IMAA
ABC da Astronomia
Adonai Lopes
Água
Alinhamento
anã fria
andrômeda
Antimatéria
Asteroid day
Asteroides
Astrobiologia
Astrofísica
Astronauta
Astronáutica
Astronomia
Astronomia na Praça
Atmosfera
Bibliografias
Big Bang
bolha
Brasil
Buraco Negro
C.E.C
Calendários
calourada
Caravana da Ciência e Cidadania
Carl Sagan
Caronte
CARONTE 2016
Caronte no 10th IMAA
Cassini
Cataclismos
Centro Educacional Caminhar
CERN
céu
cfc
China
chuva
Ciência
Cinturão de Kuiper
Clube Caronte
Cometa
Cometas
competição
Constelações
Corpos Extrasolares
Cosmologia
Curiosidades
Curiosity
descoberta
Divulgação
Eclipse
Eclipse Lunar
efeitos
Efeméredes
Einstein
Elias Cloy
Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica
Eratóstenes
ESA
ESO
espaço
estrela
Estrelas
Eventos
Exoplanetas
Exploração Espacial
Extensão
Fenômenos Naturais
Fim do Universo
Física Moderna
Foguete
Foguetes
foto
Fundação São José
Gagarin
Gagarin O Primeiro no Espaço | Filme Completo
galaxia
Galáxias
garrafa pet
Gigantes Vermelhas
Grandes astrônomos
Gravidade
Grécia
Greenglow
História Astronômica
https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/itaperuna/noticias/alunos-do-iff-itaperuna-podem-se-inscrever-na-olimpiada-de-astronomia-e-mostra-de-foguetes-ate-29-04
IAU
IFF
IFFluminense Campus Itaperuna
IMAA
Imagens da Semana
Índia
Início dos trabalhos
ISS
Itaperuna
IV Semana da Fundação
Júpiter
Kepler
laranjada
Lixo Espacial
Louis Cruls
Lua
Maikon Vieira
Mark Zuckerberg
Marte
Matéria e Energia Escura
Matheus Vieira
membros do clube
Mercúrio
Meteorologia
Meteoros
Missão Marte
mistériio
Mitologia
Mitologia Indígena
MOBFOG
MOFOG
mundo
Nasa
NASA publica a maior foto mundo!!
Nely Bastos
Nicolau Copérnico
Nobel
Notícias
Notícias de Astronomia
O projeto misterioso
OBA
objerto
Observação celeste
oficina
Ondas Gravitacionais
ONU
Origem da Vida
Pesquisas Públicas
Planeta anão
Planetas
planetas habitáveis
Plutão
Poluição Luminosa
Popularização da Ciência
Premiação I Competição de Foguetes Caronte
Premiação OBA 2016
Prof. Adriano Ferrarez
Pulsar
Quasar
Radiotelescópios
Relatividade
robô
Rodrigo de O. França
Ron Evans
Rússia
Salvar a Humanidade
Samanta Meireles
Satélites
Satélites Artificiais
Saturno
Sávio Andrade
SERÁ QUE O SER HUMANO PODERÁ MESMO VIVER NO ESPAÇO?
Sistema Solar
Sol
Sonda
Sondas
SpaceX
Stephen Hawking
superlua
Telescópio Hubble
Telescópios
Tempestade Solar
Terça dia 22/03/2016
Terra
Universo
Vênus
Very Large Telescope (VLT)
Via Láctea
Viagem Interestelar
Vida Extraterrestre
Vídeos