sexta-feira, 23 de junho de 2023

Notícias

 





As ondas Kelvin, precursoras potenciais das condições do El Niño no oceano, movem-se pelo Pacífico equatorial em direção à costa da América do Sul.
    Os dados do satélite Sentinel 6 Michael Freilich mostrados aqui abrangem o período do início de março ao final de abril de 2023. Em 24 de abril, as ondas Kelvin acumularam água mais quente e níveis do mar mais altos (mostrado em vermelho e branco) nas costas do Peru, Equador , e Colômbia. Satélites como o Sentinel 6 Michael Freilich podem detectar ondas Kelvin com um altímetro de radar, que usa sinais de micro-ondas para medir a altura da superfície do oceano. Quando um altímetro passa por áreas mais quentes do que outras, os dados mostram níveis mais altos do mar.
    Tanto a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA) quanto a Organização Meteorológica Mundial relataram recentemente que há uma chance maior de El Niño se desenvolver no final do verão. O monitoramento contínuo das condições oceânicas no Pacífico com instrumentos e satélites como o Sentinel 6 Michael Freilich deve ajudar a esclarecer nos próximos meses o quão forte esse fenômeno pode se tornar.
    “Quando medimos o nível do mar do espaço usando altímetros de satélite, sabemos não apenas a forma e a altura da água, mas também seu movimento, como Kelvin e outras ondas”, disse Nadya Vinogradova Shiffer, cientista e gerente do programa da NASA. 6 Michael Freilich em Washington. "As ondas do oceano espalham calor pelo planeta, trazendo calor e umidade para nossas costas e mudando nossas condições atmosféricas."
    Fonte: Site NASA


sexta-feira, 16 de junho de 2023

NOTÍCIAS

 









"Cartão postal" de Marte produzido com imagens feitas pelo robô Curiosity, da Nasa — Foto: NASA/JPL- Caltech


Segundo a Nasa, o cartão postal é uma interpretação artística da paisagem, com cores adicionadas a dois panoramas em preto e branco capturados pelas câmeras de navegação do robô (veja, abaixo, as fotos em preto e branco).

"O azul foi adicionado às partes do cartão postal capturadas pela manhã e o amarelo às partes tiradas à tarde", explica a agência especial americana. Em 2021, o Curiosity fez um registro parecido.

O Curiosity está em Marte desde 2012.

Fonte: G1

NOTÍCIAS



Elemento essencial pra vida foi encontrado com a sonda Cassini, na espécie encélado. O estudo foi publicado na Revista Nature.

Pela primeira vez, cientistas encontraram fósforo fora do planeta Terra. Um dos elementos essenciais pra vida - foi descoberto em uma das luas de Saturno.

Um mosaico de imagens capturadas pela nave Cassini da Nasa mostra a crosta de gelo do Polo Sul de uma das 146 luas de Saturno, a encélado.
Descoberta aumenta chances de haver vida fora da Terra; entenda
O fato de fósforo ter sido encontrado numa lua de Saturno aumenta as chances de haver vida fora da Terra.

E o fato de ter sido encontrado num oceano da lua encélado aumenta ainda mais estas chances, considerado que a combinação de água e compostos químicos é altamente favorável pro surgimento de vida.

No caso da lua de Saturno, os cientistas já tinham encontrado outros elementos importantes pro surgimento de vida: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. faltava o fósforo pra fechar o quebra-cabeça.

A sonda da Nasa que coletou o material estudou as luas de Saturno entre os anos de 2004 e 2017.

Qual deve ser o próximo passo?

Um dos co-autores do estudo disse que o próximo passo é claro: voltar a Saturno para ver se existe vida nas profundezas do oceano interno.

Mas ainda vai demorar um pouco, mesmo se uma missão partisse hoje da Terra, só chegaria a saturno por volta de 2040 ou 2050.

Fonte: G1

terça-feira, 6 de junho de 2023

INFORMAÇÕES

 




    A palestrante tem conhecimentos em radioquímica com aplicações em física de nêutrons, em física nuclear desenvolveu o projeto de iniciação científica "Estudo da reação 7Be(p,γ)8B no problema dos neutrinos solares" e astrofísica estelar em estudos de reações nucleares no departamento de física da Universidade Federal de São Paulo. Criadora do canal digital de divulgação científica Astroquímica Brasil. Atualmente desenvolve pesquisa em física atômica e molecular, estuda reações químicas em ambientes astrofísicos no mestrado em física no Instituto Tecnológico de Aeronáutica- ITA em São José dos Campos.

INFORMAÇÕES

 Cerimônia de entrega de troféus e medalhas ao alunos do Itaperuna Iffluminense que participaram da IV CFC (Competição de foguetes Caronte) e da ONC (Olímpiada Nacional de Ciências).












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

10 anos 10th IMAA ABC da Astronomia Adonai Lopes Água Alinhamento anã fria andrômeda Antimatéria Asteroid day Asteroides Astrobiologia Astrofísica Astronauta Astronáutica Astronomia Astronomia na Praça Atmosfera Bibliografias Big Bang bolha Brasil Buraco Negro C.E.C Calendários calourada Caravana da Ciência e Cidadania Carl Sagan Caronte CARONTE 2016 Caronte no 10th IMAA Cassini Cataclismos Centro Educacional Caminhar CERN céu cfc China chuva Ciência Cinturão de Kuiper Clube Caronte Cometa Cometas competição Constelações Corpos Extrasolares Cosmologia Curiosidades Curiosity descoberta Divulgação Eclipse Eclipse Lunar efeitos Efeméredes Einstein Elias Cloy Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica Eratóstenes ESA ESO espaço estrela Estrelas Eventos Exoplanetas Exploração Espacial Extensão Fenômenos Naturais Fim do Universo Física Moderna Foguete Foguetes foto Fundação São José Gagarin Gagarin O Primeiro no Espaço | Filme Completo galaxia Galáxias garrafa pet Gigantes Vermelhas Grandes astrônomos Gravidade Grécia Greenglow História Astronômica https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/itaperuna/noticias/alunos-do-iff-itaperuna-podem-se-inscrever-na-olimpiada-de-astronomia-e-mostra-de-foguetes-ate-29-04 IAU IFF IFFluminense Campus Itaperuna IMAA Imagens da Semana Índia Início dos trabalhos ISS Itaperuna IV Semana da Fundação Júpiter Kepler laranjada Lixo Espacial Louis Cruls Lua Maikon Vieira Mark Zuckerberg Marte Matéria e Energia Escura Matheus Vieira membros do clube Mercúrio Meteorologia Meteoros Missão Marte mistériio Mitologia Mitologia Indígena MOBFOG MOFOG mundo Nasa NASA publica a maior foto mundo!! Nely Bastos Nicolau Copérnico Nobel Notícias Notícias de Astronomia O projeto misterioso OBA objerto Observação celeste oficina Ondas Gravitacionais ONU Origem da Vida Pesquisas Públicas Planeta anão Planetas planetas habitáveis Plutão Poluição Luminosa Popularização da Ciência Premiação I Competição de Foguetes Caronte Premiação OBA 2016 Prof. Adriano Ferrarez Pulsar Quasar Radiotelescópios Relatividade robô Rodrigo de O. França Ron Evans Rússia Salvar a Humanidade Samanta Meireles Satélites Satélites Artificiais Saturno Sávio Andrade SERÁ QUE O SER HUMANO PODERÁ MESMO VIVER NO ESPAÇO? Sistema Solar Sol Sonda Sondas SpaceX Stephen Hawking superlua Telescópio Hubble Telescópios Tempestade Solar Terça dia 22/03/2016 Terra Universo Vênus Very Large Telescope (VLT) Via Láctea Viagem Interestelar Vida Extraterrestre Vídeos